UI/UX DESIGN
EMPRESA
Projeto Pessoal
|
Findy
|
PROJETO PESSOAL
website responsivo
PRODUTO
Website
|
EXPERSTISE
UX/UI Design
|
ANO
2025
Sobre o que é o Findy?
O Findy é um app inovador que facilita a experiência de compra em supermercados, ajudando os usuários a encontrar produtos de forma ágil. Com recursos intuitivos, ele transforma o processo de busca, tornando as compras mais simples e rápidas. Essa é a sua versão web responsiva.
PAPEL
UX
Designer
|
Contexto:
O porquê:
DURAÇÃO
1 mês
|
MÉTODO
Design Thinking
Este projeto teve início durante minha formação no Certificado de Design UX do Google e se desenvolveu ao longo de seis meses, passando por etapas de pesquisa com usuários, criação do produto e testes. Depois, dediquei mais um mês para adaptar a experiência do app para a versão web.
Escolhi esse desafio porque ele reflete uma necessidade real dos consumidores: localizar produtos rapidamente durante as compras presenciais. Meu objetivo é criar uma solução prática e intuitiva que melhore a experiência de compra, otimizando o tempo e tornando o processo mais eficiente e agradável.
Pesquisa e soluções
Para entender melhor o processo de pesquisa, análise de mercado, as personas e os detalhes da solução, veja a página: Findy App
Arquitetura da informação
Sabemos que um site ou app de mercado deve ser capaz de guardar muitas informações. Normalmente há um robusto mapa do site para poder organizar as informações da melhor forma possível. Mas a navegação deve ser simples e intuitiva.
Então, como tornar um menu que seja completo e ao mesmo tempo simples?
Houveram muitos rascunhos e nem todos estavam bonitos, mas este foi o que mais me aproximou antes de partir para o wireframing no papel.
Wireframing
Aqui exigiu um pouco mais de pesquisa. Afinal, como um público que sempre adota “mobile first” se comportaria num espaço maior?
Muitos rascunhos foram feitos antes de ir ao Figma.
Versão 1
Versão 3
Versão 2
Versão 4
E, depois de muitos testes. Cheguei à versão final em rascunho onde o objetivo principal era tornar a experiência tão intuitiva quanto a versão app.
Lo-fi fidelity
Trazer banners, navegação simples e informações realmente essenciais foi meu objetivo. E assim, nasceram os primeiros rascunhos.
Ter botões CTA claros e opções em destaque trouxeram os melhores resultados nos testes nesta fase.
Hi-fi fidelity
Uma das coisas que mais me questionava aqui era como deixar os banners atrativos, mas sem causar poluição visual. Afinal, isso poderia causar confusão na tomada de decisões atrapalhando a experiência do usuário.
E, claramente falhei nisso na primeira tentativa.
Mas, consegui entender e deixar de uma forma mais clara na tentativa seguinte:
Responsível? Sempre.
A mesma experiência pode ser encontrada em diferentes formatos de dispositivos. Houveram rascunhos da Home para ilustrar isso.
Versão para tablet
Resultados em alta fidelidade:
Versão para mobile
Resultados e aprendizados:
Validação da proposta e insights do usuário:
Evolução do design com base em ciclos de feedback:
Desenvolvimento de habilidades em UX:
Apesar dos recursos limitados, consegui validar a proposta central do Findy com usuários reais. As entrevistas e testes revelaram que a maior dor era a desorientação dentro do mercado físico, confirmando a relevância da solução. Além disso, recebi feedbacks que ajudaram a ajustar o fluxo e priorizar funcionalidades realmente úteis.
Cada etapa do projeto foi acompanhada por rodadas de testes de usabilidade. Isso permitiu melhorias contínuas nos protótipos — do low-fi ao high-fi — garantindo uma experiência mais fluida e intuitiva para o usuário final. Aprendi na prática o valor de iterar com base em dados reais, mesmo com uma amostra pequena.
Do planejamento da pesquisa à prototipação final, esse projeto me proporcionou uma vivência prática de ponta a ponta em UX. Fortaleci minha capacidade de tomar decisões centradas no usuário, documentar processos com clareza e equilibrar visão de negócio com empatia.
E é isso!
Obrigada por ter acompanhado até aqui. :)